1 – QUAL PRIMEIRO PASSO PARA UM ÓTIMO TELHADO?
Tudo começa com um projeto específico para essa estrutura – esse estudo caminha junto com o da casa. Cabe ao arquiteto ou engenheiro desenhá-lo de acordo com o estilo arquitetônico da moradia e planejar os detalhes. Por exemplo: o peso da cobertura ficará apoiado numa laje ou haverá tesouras? E quais os melhores locais para apoiá-las? Onde ficarão as caixas d’água? O uso ou não do forro também faz parte dessas indagações – pois, como será fixado na estrutura, ele entrará na conta do dimensionamento das vigas (caibros)
2 – QUAL A TELHA IDEAL PARA MINHA CASA?
Isso depende do estilo da casa, da inclinação do telhado e do preço que você está disposto a pagar… Ao definir os critérios, não se deixe levar apenas pela aparência e custo.
Os especialistas lembram ainda a importância de conferir se produto atende às normas técnicas que garantem a qualidade da telha.
Existem vários modelos de telhas no mercado.
Telha Natural
Telhas romanas, francesas, portuguesa, germânicas entre outros, dependendo a sua região elas podem ter nomes diferentes.
Esses modelos são os mais comuns no mercado, tem um custo baixo e boa qualidade. Historiadores contam que as telhas de argila surgiram no fim da idade da pedra, as telhas com encaixe apareceram em meados de 1841.
Telha Cerâmica (semi-gres)
As telhas Cerâmica ou telha de piso chegaram com tudo no mercado telhadista, elas são leves, resistentes e baixo custo. Ainda dispõem de várias cores. Excelente para regiões frias e úmidas. Produto chega ao brasil em meados de 2007, ainda muito recente no mercado, algumas fabricas chegam a 50 anos de garantia.
Telhas de concreto
As telhas de concreto são muito robustas e resistente, fácil instalação.
Várias cores em sua linha de modelos.
Produto surgiu na Alemanha no ano de 1844. No brasil ela apenas aparece em 1976.
Hoje em dia existem mais de 50 fabricantes em todo o brasil.
Telhas Shingle
Telhas shingle são leves e flexíveis, fácil instalação e se adaptam as variações de clima.
Disponibiliza varias cores em suas linhas.
Nos últimos 5 anos ela vem se destacando no Brasil pela beleza e custo beneficio.
Produto é muito popular nos Estados Unidos. Relatos contam que o shingle surgiu em 1840, mas somente em 1903 ela tomou forma mais próxima do que tem hoje no mercado. Em 1930 uma imensidão de empresas começa a produzir as telhas shingle nos Estados Unidos. No Brasil ela começa a ser importada na década de 90. No brasil ainda não existe fabricantes do produto.
3 – O QUE DEVO OBSERVAR NA HORA DA COMPRA?
Desde 2005, o verso das telhas deve marcar o número da galga média – distância entre as ripas do telhado – e o rendimento útil, que indica quantas peças cobrem o metro quadrado. “Isso permite a comparação de preços e a identificação da quantidade certa para a obra”, Para se aperfeiçoarem, as normas das telhas de concreto também mudarão no fim de 2006. “Entre as novidades, está a exigência do teste de chuva simulada para a aprovação do lote”, (Sinaprocim).
4 – QUE PROBLEMAS AS TELHAS DE MÁ QUALIDADE PODEM CAUSAR?
Os problemas mais comuns são vazamentos e transtornos durante a troca de uma peça. No caso dos tipo natural, isso se deve à falta de padronização dos tamanhos do produtos. Porosidade alta é outro exemplo de problema recorrente que acontece modelo natural. Ao absorver muita água, o material quebra facilmente. “Principalmente quando uma pessoa anda no telhado para fazer manutenção
5 – QUAL A INCLINAÇÃO IDEAL?
De tão importante, a inclinação do telhado determina o tipo de telha. Para que protejam eficientemente a casa da água das chuvas, é preciso que as telhas – de qualquer modelo e material – sejam instaladas de acordo com a inclinação mínima indicada pelo fabricante. Caso contrário, podem surgir vazamentos. A única alternativa para desobedecer a essa regra é acrescentar uma proteção extra, a subcobertura.
Em outras palavras, toda vez que o caimento do telhado for menor do que o exigido para o modelo de telha escolhido, deve usar essa barreira impermeável (isolante térmico).
A maioria dos modelos de cerâmica, de concreto e natural vai bem com inclinações entre 40% e 45%.
6 – AMARRAÇÃO É NECESSÁRIA?
Em coberturas sujeitas a ventos fortes ou com inclinação igual ou superior a 50%, Essa medida evita o desprendimento ou o deslizamento das telhas. As peças dos beirais sempre devem ser amarradas ou fixadas. Para isso, utiliza-se parafusos ou grampos específicos ou arame de cobre.
7 – DEVO COMPRAR POR M² OU MILHEIRO?
O melhor é saber o rendimento da telha por m². Multiplicando pela metragem do telhado, você fará uma compra mais precisa. Com o milheiro (mil telhas), o consumidor perde unidade de comparação, o que dificulta sua análise sobre os custos. Quanto maior a telha menor a quantidade de telhas usada no telhado.
8 – A COR DA TELHA PODE DESBOTAR COM O TEMPO?
Sim, isso pode acontecer. A Combinação de vários fatores podem fazer a telha perder a cor. O calor excessivo, frio e umidade e poluição causam o desbotamento das cores.
A cor não faz parte do pacote de garantias do CCB. Isso porque a resistência e a durabilidade da pintura das telhas ainda não foram avaliadas nos laboratórios credenciados pelo Inmetro. O consumidor conta apenas com a palavra do fabricante. A presença do selo não significa imunidade a danos.